terça-feira, 9 de janeiro de 2018

FOGO é um substantivo CONCRETO ou ABSTRATO?

Moooores, tudo bom?
       Hoje ao resolver uma questão de gramática do meu livro meeeega antigo do Paschoalin e Spadato, me deparei com essa dúvida maluca: a palavra FOGO é classificada como substantivo concreto ou abstrato?




          Para os curiosos de plantão quanto a referência da gramática que encontrei a questão, vou referência-la ao fim do post ok? Mas o exercício é o da página 35, exercício 4, letra c. Diz o seguinte:

4- Classifique os substantivos destacados em concretos ou abstratos:
(...)
c) O fogo alastrou-se pela mata.
(...)

          A antiga dona da gramática colocou como sendo abstrato e eu respondi que era concreto. E inicialmente faria sentindo qualquer uma das questões não éh? Já que aprendemos na escola que o substantivo abstrato é todo aquele que é dependente de outro ser para existir (nas palavras da própria gramática), e o concreto seria o contrário a esse conceito.

          Para definir melhor minha resposta quanto a escolha do mesmo ser concreto, explico que ao pensarmos que na gramática existem 'sub-classes' para classificarmos um substantivo em abstrato, vemos as seguintes ideia: quando se tratar de um sentimento (ódio, amor, saudade, etc...); quando relacionado a ação (o trabalho, a escolha, etc...), quando classifica- se como um estado (estado de solidão, de silêncio, etc) ou ainda qualidade (a beleza, a inteligencia, a sabedoria, etc...). Pensando nesses conceitos, a palavra fogo não se encaixaria em nenhum deles.

          Por isso, por eliminação, sobrava-me conceituá-lo como concreto. Mas para CLAREAR um pouco mais essa neblina, ainda deixo mais um conceito a ser aprendido aqui: pense que para ser um substantivo abstrato, na realidade, o mesmo precisa não ter uma forma claramente definida (como os exemplos aqui dados para substantivos abstratos!), e para ser CONCRETO, essas formas devem ser claras. Você consegue formar a imagem do fogo em sua mente? Então o mesmo é concreto.

Espero que tenham gostado!!! 
Abraços da professora S2 

PASCHOALIN, Maria Aparecida; SPADOTO, Neuza Terezinha. Gramática: teoria e exercícios. - São Paulo: FTD, 1996. 

Sigam-me > Twitter: @jessyoliveraes Instagram: jessyoliveraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário