terça-feira, 26 de abril de 2016

5 Dicas de Leitura

Moooores, tudo bom? 
                Hoje quero dar dicas de leitura para você que não curte ler e para você que quer melhorar a sua performance de leitura. Então vamos as dicas?

1. Comece praticando a leitura com leituras que te atraem. 

Sabe aquele gibi, aquela revista em quadrinhos, ou aquela notícia que você ama ler? Ou ainda aquela história daquele filme que você simplesmente AMA? Será que existe livros desse filme? Possivelmente. Então comece por aí. Falo isso, como quem apesar de gostar muuuuuuuito de leitura, eu comecei gostando apenas de gibis. Depois dos Gibis, graças aos filmes Harry Potter (que me fez ficar apaixonadíssima), comecei a ler livros maiores. Então a dica de ouro é comece a ler algo que você GOSTA. Que te atraí. E se seu lance é rede social, um lugar que você vai ter que ler um bocadinho (tem mais frases do que imagens, pelo menos no meu) é o twitter. Então, também é uma boa pedida. 



2. Aproveite seu tempo ocioso

Quando falo isso, não digo apenas o tempo ocioso (tempo em que você não está fazendo nada), mas comece por ele: quando você está em um ônibus, metrô, numa fila enooorme do banco, horário de almoço/lanche, alguns minutinhos antes de dormir. Todos são sempre bons horários para se praticar a leitura. E se tem problemas quanto ao peso de um livro, saiba que QUALQUER SMARTPHONE tem aplicativos JÁ INSTALADOS para leituras de PDF's e Word's. Então vai na internet e faça o download daquele livro que você está interessado em ler, transfere para esse aplicativo ou cartão de memória e use seu telefone como um aliado de leitura. Até eu que prefiro mil vezes carregar meu livro de 1000 páginas na bolsa, já tive que fazer uso desses apps no celular. Aproveitem essa ferramenta. 
(P.S: se quiser, deixe um comentário sobre o estilo de leitura que faz parte do seu dia a dia, que eu te indico atividades de leitura!) 



3. Não se preocupe com a velocidade de leitura. 

Uma leitura não é para ser rápida! É para ser prazerosa, é para ser curiosa, é para ajudar no seu desenvolvimento intelectual, assim como é para você se divertir. Leia no seu ritmo, no seu tempo, pesquisando significado de palavras novas, investigando sub-conhecimentos dentro da própria história, e permita-se imaginar o que lê. Acreditem: essa é a melhor parte. A viagem que fazemos, imaginar os personagens, cidades, paisagens... E tudo isso, se você quiser, sem sair do quarto, em meio a uma viagem de ônibus ou avião, ou antes de dormir.



4. Permita-se conhecer. 

Uma coisa interessante aconteceu comigo na minha adolescência: eu tinha muito preconceito e receio de pegar livros de autores brasileiros. Eu lia Harry Potter, desventuras em série, lia livros adolescentes da Meg Cabot, e dentre outros livros de filmes estrangeiros. A parte de literatura brasileira nunca me atraia :( até mesmo por já ter ouvido de várias pessoas que era difícil, que a linguagem dos clássicos era muito difícil... Mas, uma professora de sétima série fez uma atividade super bacana ( e aqui fica uma dica maravilhosa para professores de literatura), que consistia em cada turma comprar um livro (a da minha turma foi de um autor brasileiro) e nós leríamos, debateríamos sobre o livro e ainda trocaríamos com outra turma. Graças a essa atividade, tive coragem de ler autores como Fernando Sabino, Vinicius de Moraes e Machado de Assis, o que tornou minha vida no ensino médio menos complicadinha quanto a leitura. E acredite: eu gostei. Alguns livros realmente tive muita dificuldade, mas outros, a história parecia viva na minha mente como um filme. Com o tempo, é bom conhecer histórias de autores da sua própria cultura, e da cultura de outros lugares. Assim você conhece o seu próprio país, sob a perspectiva de alguém. E alguns com detalhes tão ricos, que quando você for ao lugar descrito, poderá ter aquela sessação de deja vú.



5. Procure entrar em grupos de leitura das redes sociais.

Mores, não sei como explicar o quanto grupos de leitura são INCRÍVEIS. Sério. Existem esses grupos no G+, no Facebook, e até mesmo no instagram. Nesses grupos você vai encontrar dicas de vááários livros, dicas feitas por pessoas que estão dia a dia se descobrindo em algum livro. Vai encontrar críticas, spoilers, pessoas apaixonadas pela história... E essas pessoas vão nesses grupos no intuito de fazer outras pessoas verem o que elas viram. Ou ainda, procurem blogs que façam essas indicações (como esse que você está lendo é claro hahah'), ou youtubers que deem essas dicas (Aqui deixo como dica a vlogueira Talita como dica. Acho ela muito bacana! Inclusive já fiz um top 5 blogueiras/vlogueiras que eu amo e ela estava indicada lá). Acredite: VALE A PENA investir seu tempo nessas viagens. 



Espero que tenham gostado das dicas. Se quiserem outras dicas deixem aqui nos comentários ou no facebook, ou no instagram. Deixem aqui suas histórias de leitura e suas dicas pessoais ou porquês de gostar de ler. Vou amar responder! 

Abraços da professora.


Sigam-me > Twitter:@jessyoliveraes instagram: jessyoliveraes snapchat;jessyoliveraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário