terça-feira, 29 de março de 2016

Tarefas de Motivação para crianças

Mooooores, tudo bom?
                   Hoje vim dar uma dica para vocês mamães que querem ensinar o valor do dinheiro aos seus filhos hah' Eles crescem rapidinho e começam a sempre pedir várias coisas: celulares, tabletes, brinquedos robóticos, sapatos e roupas da moda. na realidade indico essa tarefinha para aquele filho que além de ter aprendido a pedir tudo que vê, que também já esteja na escola (na faixa de 5 a 6 anos). 
                   A Dica é criar uma planilha de atividades e posturas que você não só PODE como DEVE cobrar da criança. Deixo uma imagem abaixo de exemplo de uma planilha que facilmente pode ser feita pelo EXCEL.



                  Como podem ver, fiz constando apenas 4 observações, porém elas são bem abrangentes. Se você for adotar esse método é importante esclarecer para a criança o significado de cada uma. Por isso explicarei um pouco sobre esses itens aqui para vocês.

  • Estudar: engloba tanto o bom comportamento no ambiente escolar, quanto cumprir as tarefas que são mandadas para fazer em casa, e fazer bem feito. Esse item irá exigir da criança esforço para aprender dentro e fora da escola, e ainda lhes dará uma oportunidade maravilhosa de conversa com seu filho (a) sobre o que ele (a) está aprendendo na escola. Aproveite para saber sobre os amigos (as) do seu filho, e se ele gosta do ambiente escolar. É interessante o quanto esse momento pode ser rico. 
  • Se cuidar: consiste naquele momento de vaidade que a criança tem que ter também. Se banhar direitinho (supervisionado ou não pelos pais ou responsáveis), se fica fazendo birra para banhar, para se vestir, passar perfume, lavar o cabelo... Com o tempo a criança poderá tomar tanto gosto, que conseguirá tomar banho sozinha e com muita maestria. Já imaginou não precisar se preocupar se seu filhote só deixou cair a água no corpo, e acabou saindo com cheirinho de cachorro molhado do banho? Dá orgulho néh? Colocar esse item incentiva a criança a dar importância a esse momento do dia.
  • Ser obediente: a característica que os pais mais pedem em toda a vida de um filho: obediência. Sabe quando você fala "filho, guarda os sapatos para ajudar a mamãe?" e o seu filho vai sem reclamar? Ou quando você fala "Filha, não coma doce antes do almoço." e ela obedece sem bater os pés e dizer que quer agora? Pois bem, isto é o esforço da criança em fazer o que os pais pedem. E pode valer mérito no fim do ano. 
  • Ajudar em casa: sabe aquelas tarefinhas que todo pai dá para as crianças mas que muitas vezes são descumpridas? Como arrumar os brinquedos quando não estiver brincando, ou jogar a roupa suja dentro do cesto de roupa suja? Aqui é o momento de avaliar e deixar a criança mais atenta a essas pequenas coisas que ajudam tanto dentro de casa. 

                  Com essas simples avaliações, é possível trabalhar com a criança a importância de cada tarefa a ser cumprida durante o dia, pode ser trabalhado o respeito, o valor do trabalho (pois a criança terá que trabalho em cumprir tudo isso aí) e a administração do que ele quer comprar, juntando o dinheiro para no final do ano poder ter aquele objeto tão desejado o ano todo. Meus pais não precisaram de tabela para fazer isso comigo, mas admito que com a tabela tudo fica mais dinâmico, mais visível para a criança, e mais fácil para o pai/mãe avaliar diariamente as ações da criança. 


Espero que achem bacana, que aceitem a dica. Caso faça, mande um recadinho pelo meu e-mail ou deixe sua história nos comentários. Vou amar ler!!! 



Abraços da Professora.

Sigam-me > Twitter:@jessyoliveraes instagram: jessyoliveraes snapchat: jessyoliveraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário