domingo, 31 de janeiro de 2016

SUJEITO E PREDICADO

Mooooooores tudo bom???
                Este post tem o intuito de complementar os seus conhecimentos e facilitar seus estudos. O Tema aqui é SUJEITO E PREDICADO. Caso eu deixe passar em branco algum conceito importante neste post, indico a vocês o site Só Português. Ele geralmente era o site que eu mais confiava em fazer buscas, pois, em sua maioria, as explicações são bem simplificadas.
                Mas ok. Vamos ao conteúdo! O que é SUJEITO e PREDICADO?
                É o termo da oração que funciona como suporte de uma afirmação feita através do predicado. É quem sofre ou realiza a ação. Já o predicado é o termo da oração que, através de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito. Ou seja, é o que se declara sobre o sujeito. (Conceitos adaptados do site Brasil Escola ). Viram?? Mole mole, ou mamão com açúcar! haha' Preste atenção nos próximos exemplos que você associará esse pequeno conceito.

  • Foram lá em casa os meus amigos. (Quem foram lá em casa? - Resposta - os meus amigos - este é o sujeito. O "foram lá em casa" é o predicado)
  • Eu falei em sala que era fácil. (Quem "falei em sala de aula que era fácil"? - Resposta - Eu - este é o sujeito. "Falei em sala de aula que era fácil" é o predicado) 
  • Ela fez uma obra de arte. ( Quem "fez uma obra de arte"? - Resposta - Ela - este é o sujeito. "fez uma obra de arte" é o predicado).
                 Sempre faça essa perguntinha a frase indicada em cada um dos exemplos, que será fácil fácil de definir o que é sujeito e predicado. Como dica em off aqui para vocês, digo que, quase sempre o que não for sujeito, é predicado.

Espero ter ajudado vocês.



Abraços da Professora.


Sigam-me> twitter: @jessyoliveraes instagram: jessyoliveraess snapchat;jessyoliveraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário