quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Nesse ou Neste?

Helloooooo Peopleeees!!!
                      Hoje me deparei com uma dúvida persistente ao escrever um documento oficial de onde atualmente eu trabalho: neste ou nesse? Qual eu eu deveria usar?
                  Depois de pesquisar no site da UOL - Educação e no site Duvidas consegui esclarecer duas coisas sobre eles:
                  1- Que além das duas existirem, e estarem CORRETAS, que são contrações da preposição em com os pronomes demonstrativos este e esse
               2- Que o que distingue o uso dos dois é uma questão referencial tempo e espaço, assim como também é questão de quem fala (este) ou com quem se fala (esse).

Para exemplificar melhor:
Neste: é usado quando o que se demonstra está espacialmente próximo de quem fala, ou ainda se o tempo usado for o presente quando relacionado à quem fala. Suas flexões em gênero e número são: neste, nesta, nestes, nestas e nisto. Ex:
  • Vou pagar esta conta agora.
  • Não acredito nisto que vi.
  • Neste momento não tenho sequer dez centavos para ajudar.
Nesse: usa-se quando o que se demonstra está espacialmente longe de quem fala, e espacialmente próximo da pessoa a quem se fala, ou no tempo passado relacionado a pessoa que fala. Suas flexões em gênero e número: nesse, nessa, nesses, nessas, nisso. Ex:
  • Não fiz a prova nesse dia por razões pessoais
  • Foi nesse ano que acabei minha graduação.
  • Nesse dia eu estava brava pois me aborreceram no trabalho
                  Mole mole néh?? Mas se ainda sente dificuldade de fixar esse conteúdo, sugiro que escute a música da Anitta "Não Para", e tente cantar no ritmo desta música a paródia que eu criei para divertir vocês: 

Não Para - Paródia da Música da Anitta

Hoje 'cê pode chegar para aprender
A diferença de neste e nesse você vai ver
Aproveita que é fácil de entender
Pode chegar e não para
Neste cê usa só no presente
E para demonstrar algo próximo de você
Nesse você uso no tempo passado
E pra demonstrar algo longe
Viu que é bem legal?
É só tentar decoraar
Na batida da Anitta
Vai ficar fácil, vai ficar muito fácil
Vem aprender a diferença de neste e nesse
Vem entender a diferença de neste e nesse
Vem que a professora vai te mostrar que é muito fácil
Pode chegar e não para


Espero que tenham gostado!! Abraços da professora. 

Sigam-me:  twitter: @jessyoliveraes   Instagram: jessyoliveraess 

Nenhum comentário:

Postar um comentário