domingo, 31 de janeiro de 2016

CONCORDÂNCIA VERBAL

Moooooooooores, tudo bom???
              Estou a algum tempinho sem postar dicas de língua portuguesa, e venho por intermédio desse post, me redimir com vocês: apresento-lhes CONCORDÂNCIA VERBAL.
              Quando fala-se em concordância verbal, é importante ressaltar que você terá que ter um conhecimento prévio da conjugação dos verbos e suas variações. Existem MUUUUITOS verbos, e é claro que você não irá decorar todos. Mas se treinar em casa a conjugação de alguns, verá que existe semelhanças entre as conjugações para as mesmas pessoas (pronomes) e tempos verbais, sendo assim, você poderá indicar as formas dos restantes. Indico o site Conjugar que tem uma lista imensa de verbos, com links diretos para as suas respectivas conjugações, por isso é uma ótima fonte de pesquisa.
                  Quanto a concordância verbal, consiste na análise do verbo concordando com algum outro termo dentro da frase. A exemplo disto temos a frase: " Elas gostaram da aula." onde GOSTARAM (verbo no Pretério Mais que Perfeito do indicativo concorda com o sujeito ELA - pronome). A regra geral é que o verbo concordará com o núcleo do sujeito. (resgate seus conhecimentos gerais sobre sujeito e predicado). 

Ex:
As meninas irão a praia amanhã. - Pergunta: Quem 'irão a praia amanhã'? As meninas (este será o seu sujeito). O Núcleo do sujeito é 'MENINAS', então o verbo tem que concordar com este termo.


Para fixar melhor o conteúdo, indico o vídeo do canal descomplica, que foram super simples em explicar essa questão. Espero que gostem.




Abraços da Professora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário