sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Início de Aulas

Helloooooo Peopleee!!
                
                    Essa semana, me deparei com recados de uma leitora do blog, que me pediu dicas para o início das aulas. Siiiiim, existem professores e pedagogos que se preocupam com os alunos em tempo de festa hahha' Decidi fazer um post indicando algumas medidas simples para que os professores de primeira viagem, e os professores que estão sem ideias do que fazer ano que vem, possam ter alguma inspiração ou/e ponto de partida para preparar as primeiras aulas.
 
                    A primeira dica que dou é: atentar-se ao que mais chama a atenção da faixa etária que vocês lecionarão. Essa dica se deve ao fato de que qualquer coisa para um professor criativo, pode servir de material para dar uma boa aula: seja o estilo música que os alunos ouvem, ou os desenhos animados do momento, os filmes mais comentados por eles... Qualquer coisa pode servir de impulso para uma aula que guie o aluno ao aprendizado. Como dica para vocês, deixo o vídeo do canal Português Para Desesperados, com a professora Carol que usou do estilo musical FUNK para criar uma música que na letra contenha as regras do Plural do Substantivo Composto. Ficou super bacana, e é visível que a professora deixou a turma bem animada com a aula.
 
                    A segunda dica que dou é: não achar que o professor anterior ensinou TUDO que você ACHA que o aluno deveria ter aprendido, e muito menos que todos os alunos aprenderam tudo que você precisa que eles compreendam para dar prosseguimento ao conteúdo. Um teste de nivelamento apenas para que você veja o que a maioria compreende, ou uma aula de nivelamento pincelando o que não está claro para a maioria, já ajudará os seus alunos no decorrer de toda a matéria.
 
                     Terceira dica: ouse e ultrapasse os limites do quadro e da sala de aula. Planeje cinema (no estabelecimento físico ou em um ambiente próprio da escola), planeje museu, planeje uma aula fora da sala, brincadeiras, apresentações dos alunos... O que vale é não deixar que suas aulas sejam apenas baseadas em conteúdos de quadro e caderno. É claro que é complicado fazer isso sempre, mas o esforço em fazer aulas que tragam a matéria aos alunos de uma forma mais atraente, poderá trazer um retorno significativo no desenvolvimento da maioria dos estudantes. Ressalto aqui que sempre deve-se planejar as aulas com possíveis planos B e C, revisando cada detalhe, afim de ter o controle das possíveis situações que poderão acontecer durante essas aulas diferenciadas.
 
 
 
 
                      Quarta dica: para o primeiro dia de aula, é ideal que você como professor, pense e repense em que tipo de professor você quer ser, e o que será prioridade no decorrer do ano: se é conhecer as dificuldades dos alunos, se serão análises de trabalho em grupo que quer trabalhar, se será o desenvolvimento individual, se quer trabalhar datas comemorativas com eventos que movimentarão toda a escola. Estude sobre postura profissional e seja o professor que você gostaria de ter tido. É importante que anualmente você avalie seu próprio desenvolvimento, e ouça seus alunos. Lembrem-se que nós sempre temos mais a aprender, sempre temos o que melhorar.
 
                       Diante dessas dicas, apenas tenho que desejar a você leitor e/ou professor, que tenham um ótimo fim de ano, que continuem se dedicando a profissão de vocês, e que vocês sejam muito recompensados pela profissão que escolheram e pela dedicação que têm para que os seus alunos adquiram conhecimentos. Sério! Vocês são incríveis.
 
                       E para você que não é professor, mas gosta dos meus posts, desejo que alcance seu sonhos de passar em concursos, de se formar, de se pós graduar, de ser escritor, de ser cantor, de ser o que você quer ser! Lembre-se de que o sucesso depende de você abraçar as oportunidades que tem, e usar das suas melhores qualidades.
 
                       Logo logo postarei mais dicas!!
 
Abraços da professora.

 
 
Sigam-me>   twitter: @jessyoliveraes  Instagram: jessyoliveraess  Snapchat: jessyoliveraes
 
Entre em contato comigo e deixe suas dúvidas. >

Nenhum comentário:

Postar um comentário