segunda-feira, 16 de novembro de 2015

A Nova Ortografia

Helloooo Peopleeee!!!
                   Como professora que sou, estou sempre revisando alguma regra de língua de Portuguesa para tentar não cometer tantos erros, mas ainda assim eles aparecem vez por outra hahah' 
                   Resolvi revisar a nova ortografia, e pensei que já estava mais do que na hora de fazer postagens sobre alguns itens que me despertaram interesse. 
                   Hoje farei um breve comentário sobre uma regra que simplesmente facilitou DEMAAAIS a minha vida quanto ao que se refere ao hífen, e estarei aqui torcendo para vocês acharem tão fácil quanto eu.

  • 1° Regra:  Utilizar hífen quando o segundo elemento é uma palavra iniciada com a mesma vogal com que termina o prefixo.
Ex. micro-ondas
  • 2° Regra: Se o prefixo é terminado em vogal diferente da vogal iniciada pelo segundo elemento, não se usa hífen.
Ex.Autoescola

           Vamos combinar néh galera? Mole, mole, fácil, fácil... E como diria um professor de matemática maravilhoso que tive, “mamão com açúcar!” hahah’
           É só lembrar: dois elementos : o primeiro termina com a mesma vogal que inicia o segundo? Usa-se o hífen. Se forem diferentes, apenas junte esses dois elementos! "Mas Jessyca, como faço para não confundir? Vou tentar simplificar para você não esquecer na imagem abaixo: 

         

Espero que tenham gostado, e que façam bom uso dessas dicas ;) 

By Jessyca Oliveira Twitter: @jessyoliveraes Instagram: jessyoliveraess

Nenhum comentário:

Postar um comentário