sábado, 22 de agosto de 2015

TE e TI

Helloooo Pepooool! 


           Hoje tentarei explicar melhor para vocês sobre a diferença de Te e TI! Vamos lá: TE é um pronome oblíquo e este exerce a função de complemento dentro da frase. Já o TI apesar de ser também um pronome oblíquo, só é usado depois de preposições. Mole mole néh? Ainda não?? Continue lendo que ainda vou tentar te ajudar mais um pouco com alguns exemplos: 

1. - Te

Quem te disse que ele viria?

Telefonaram-te uns colegas do colegial.

Vejo-te amanhã às 7 horas.

Aquilo aborreceu-te?

2. - Ti

Saudades de ti.

Não sei o que dizer a ti. Eu nunca fugi de ti.

Tudo isso devo a ti.

Isso refere-se a mim e não a ti.

A correspondência é para ti.


               Vamos melhorar mais para vocês associarem outras dicas que dei aqui no blog?? Lembram quando eu expliquei sobre o pronome oblíquo MIM? Lembram que eu falei que ele não conjuga verbo? Ti também segue a mesma linha!! Se em alguma questão de prova TI estiver conjugando verbo, provavelmente essa questão estará errada! ha' E TE sempre acompanhará um verbo, dando sentido a frase, TE mostrando que pessoa está fazendo ou sofrendo a ação! Pense nisso ;)


By Jessyca Oliveira  twitter: @jessyoliveraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário